Introdução à Educação Digital
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grupo 11 - Atividade 04

+7
Rita
andrecoser
Salete Solange Suppi
sheilinhabiologia
leonice leo
Carlos Justi
Admin
11 participantes

Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Grupo 11 - Atividade 04

Mensagem  Admin Seg Jul 27, 2009 1:29 pm

Olá pessoal!

Neste fórum vocês deverão expor suas opiniões sobre o seguinte:

O computador na Sala de aula modifica a forma de dar aula?
O que exatamente muda?
Vamos pensar nas relações entre professores e alunos?
O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do computador e da internet?
O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível?
Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação.

Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/10/2008

https://linuxeduc.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Inserção da tecnologia na sala de aula

Mensagem  Carlos Justi Ter Ago 11, 2009 5:15 pm

O computador modifica o modo de dar aula porque exige do professor uma capacitação anterior. A mudança que ocorre se dá pelo fato de que a tecnologia amplia e dinamiza a apresentação e abordagem de conteúdos. A relação entre professores e alunos com a inserção da tecnologia não se dará apenas em sala de aula, mas sim de forma contínua na web. O papel do professor nessa época de recursos de comunicação e interação é o de mediador do conhecimento, pois com a tecnologia, o aluno terá uma imensa rede de informações para pesquisar e para isso terá que ser apenas orientado pelo professor.

Carlos Justi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty computador em sala de aula

Mensagem  leonice leo Ter Ago 11, 2009 5:22 pm

o computador veio para trasformar a sociedade no mundo globalizado,é uma ferramenta que o professor tem para fazer suas aulas mais dinamicas e criativas.

leonice leo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Mudanças que as tecnologias causam na sala de aula

Mensagem  sheilinhabiologia Ter Ago 11, 2009 5:58 pm

Sem dúvida, a inserção de tecnologias como o uso de computadores e da internet em sala de aula já tem modificado a rotina diária de nossos estudantes. As tecnologias permitem que ocorra uma ligação virtual com o mundo todo, mostrando aos nossos jovens realidades muitas vezes tão distantes deles. O uso de recursos como jogos educativos e de raciocínio, microscópios virtuais, programas educacionais, entre outros recursos podem ser utilizados no ambiente escolar enriquecem as aulas dos professores e as tornam muito mais interessantes.

sheilinhabiologia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Atividade 4

Mensagem  Salete Solange Suppi Ter Ago 11, 2009 6:01 pm

O computador com certeza veio para transformar nossas aulas. Com o uso desse recurso a inovação em sala de aula é inevitável. Mesmo muitas escolas não tendo acesso a essa nova tecnologia, as esperiências têm demonstrado que nossos alunos serão muito beneficiados, pois assim a aprendizagem se torna mais prazerosa.
A relação professor-aluno que tem sido extremamente abalada nas últimas décadas tende a melhorar de forma significativa. Mudando a maneira de dar aula, o aluno certamente valorizará mais sua frequênca na escola e o professor terá a oportunidade de oferecer a seu aluno a inserção neste mundo de novas tecnologias.
A mudança mais significativa que se tem observado nas escolas é a questão da disciplina, pois alunos motivados mudam seu comportamento tanto em relação aos professores quanto aos demais colegas. Outra mudança facilmente perceptível é o fato de o computador trazer opções de atividades diferenciadas, não ficando mais o professor detido as mesmices das aulas expositivas.
Antes desse avanço nas salas de aula, era impossível que os alunos tivessem contato com jogos e até mesmo com a internet para pesquisa. Há algum tempo, pesquisa era sinônimo de livros, bibliotecas, e, com o acesso facilitado ao computador, a pesquisa se torna mais atraente e esse hábito pode ser desenvolvido sem que haja conflitos.
A primeira ação para que esse processo se efetive é o professor buscar aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e depois então, estimular esse gosto em seus alunos. O educador tem a função, neste contexto, de conscientizar seu aluno sobre o uso em vários locais desse recurso. Quem não está familiarizado com o computador, com certeza terá problemas pois, no mundo globalizado em que vivemos, precisamos estar aptos a nos comunicarmos utilizando todos os recursos que temos disponível.

Salete Solange Suppi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty -->>>>> Sobre as Tecnologias em Sala de Aula <<<---

Mensagem  andrecoser Ter Ago 11, 2009 6:03 pm

A Era da Informação, assim está sendo chamado as pessoas que nascem neste século; com elas vem algo a mais, a tecnologia, acoplada a centenas de formas de conhecimento. As aulas dos professores vem mudando gradativamente, exceto é claro áqueles que ainda resistem aos novos conceitos desde principio de século. o desenvolvimento de capacidades nas aulas contemplam aulas interativas, dinâmicas, muito mais próximas de uma realidade chamada de virtual.
As mudanças são significativas ao ponto de atingirem diretamente o jovem e segundo pesquisas já está alterando inclusive a inteligência das pessoas, que tal assistir a um passeio por Roma antiga? ou conversar com quadros famosos como a Monalisa? isso já é possível, através dos novos meios de comunicação.
A relação do Professor com o aluno também se difere por uma série de prerrogativas, a mais nova diz que esta aproximação deve acontecer de forma natural, agora imagine que você é um professor de história, e está com seus alunos em sua sala de aula revivendo um episódio da história do Brasil, imaginou? Uma nova forma de tornar as aulas mais interessantes, através de histórias, já que segundo o dito popular o Professor é um contador de histórias. Estamos em uma sociedade está mudando de conceitos, e instruir os alunos e fazerem exatamente isso é que pode ser o grande diferencial desde século.
As tecnologias auxiliam e tornam prático o sonho de qualquer professor, basta saber o que se quer e pronto, está lá, conhecer e inovar permitem por exemplo uma aula de informática auxiliado com geografia por exemplo, numa aula sobre os astros com o Google earth, ou numa animação com o Flash, as possibilidades são inúmeras, a internet que antes era restrita a poucos agora chega até os confins do mundo, e permite desde um simples conferência no e-mail eletrônico, até uma bela criação de uma obra de arte no paint! isso mesmo, no paint....
o novo assusta aos professores mas ao mesmo tempo motiva-os a conhecer, e o maior beneficiado com os emotions é o nosso aluno de base, aquele que perguntava, agora se deslumbra com o que pode ver e ouvir.

andrecoser

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Atividade 4

Mensagem  Rita Ter Ago 11, 2009 6:05 pm

O computador muda totalmente a maneira de dar suas aulas ,ele te da mais recursos tornando suas aulas mais dinâmicas e atrativas.,
O professor aproxima-se mais da linguagem do aluno e o aluno passa a ver o professor de maneira mais amiga.
A realidade fica mais acessivel e mais proxima do nosso aluno. Com isso o educando faz outra ideia da aprendizagem e interage mais com o assunto.
O educador passa a agir com mais recursos, mais conteudos e seu papel è de mediador do conhecimento pois o aluno vai além da sala de aula,ele se conecta com o mundo.

Rita

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Computador na sala de aula

Mensagem  Camila Ter Ago 11, 2009 6:12 pm

O computador na sala de aula modifica sim o modo de ministrar as aulas. Esta ferramenta permite enriquecer o conteúdo ministrado com imagens, animações, video entre outros. O computador e o uso da internet, facilita a comunicação e a interação dos alunos em sala de aula, favorecendo o processo ensino aprendizagem, pois desperta a curiosidade e criatividade dos mesmos. É claro que, tanto professores quanto alunos, deverão ser capacitados previamente, pois ainda há aqueles que nunca tiveram contato com as tecnologias. Os professores devem ser capacitados quanto às formas de utilização e aplicação desta ferramenta em sala de aula. Pois ao mesmo tempo que o computador facilita e dinamiza as aulas ministradas, também pode ser um meio para desvirtuar a atenção, diante da facilidade ao acesso a diferentes conteúdos, fugindo dos objetivos educacionais. Com isso o professor se torna o intermediador dos acessos às informações disponibilizadas para os alunos.

Camila

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Atividade - 4

Mensagem  sirleim Ter Ago 11, 2009 6:24 pm

A inserção da tecnologia na sala de aula.

Através do computador as aulas podem ficar muito mais diversificadas e dinâmicas com os temas trabalhados.
O relacionamento entre professores e alunos deve ser o mais informativo e preciso na hora de analisar as informações previstas. As mudanças são notadas com a rapidez e agilidade referente os assuntos que estão sendo trabalhados. As mudanças tem grande dimensões, pois pode ser usado vários métodos como a iserção de imagens, músicas no momento da explicação dos conteúdos. O educador tem uma visão mais ampla dos assuntos e das noticias da hora e principalmente mais interação com a tecnologia. Laughing

sirleim

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Re: Grupo 11 - Atividade 04

Mensagem  Fernanda Calomeno Ter Ago 11, 2009 9:47 pm

O uso das tecnologias na sala de aula faz com que não só professor,mas alunos fiquem em constante aprendizagem , pois o acesso á informação é mais rápido e assim torna o nível de assimilação mais rápido também.
O contato torna-se mais direto,já que a sala de aula passa a ser um espaço a mais de aprendizagem, pois a web permite debates,recados,fórum e o bate-papos que muitas vezes, em sala não seriam tão eficientes e produtivos.Permite o professor conhecr mais o alunos em suas ideáis e opiniões e vice-versa.
No entanto,o professor tem que ter meios de ter acesso a esse arsenal de conhecimentos e informações assim como o aluno, o que exige grandes reformas no ensino.Professores atualizados, alunos com condições de acesso a computadores atuais,rápidos e modernos , além disso que se possa fazer desse espaço um espaço possível de interação não só humana mas também digital.

Fernanda Calomeno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Atividade 4

Mensagem  Marli Seg Ago 24, 2009 7:30 pm

A inserção da Tecnologia na Sala de Aula

Sim você pode utilizar mais imagens para a aplicação dos temas. As atividades deverão ser bem amarradas para que o aluno responda apenas o que foi solicitado. Só assim deverá haver uma boa comunicação entre professores e alunos. Tem mais rapidez, mais informação dos fatos que ocorrem no momento e em todo o planeta. O mundo interligado, tem ascesso as noticias de sua região e de outros países. De maneira mais rápida e precisa com as atividades, cabe ao professor criar de fazer uma ligação que interaja de comunicação e interação.
Laughing bounce

Marli

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Grupo 11 - Atividade 04 Empty Re: Grupo 11 - Atividade 04

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos